Sumário Econômico 1544

Mercado reduz expectativa para o PIB brasileiro - No último relatório Focus divulgado pelo Banco Central (06/09), a mediana das expectativas para o IPCA teve ligeira queda, alcançando 4,05%. No curto prazo, as projeções dos analistas para o IPCA são de 0,24% para setembro, 0,30% para outubro e 0,30% para novembro. As cinco instituições que mais acertam – TOP 5 – projetam IPCA de 0,30%, 0,35% e 0,36%, respectivamente, valores próximos dos estimados pelo mercado. A mediana das projeções dos analistas para o IPCA de 2019 manteve-se em 4,11% e, para 2020, a estimativa é de 4,0%. Já para 2021, reduziu-se para 3,87%. Apesar de estar acima da meta de inflação estabelecida para o período, 3,75%, está dentro do intervalo de tolerância.

Percentual de famílias com dívidas aumenta em agosto de 2018 - O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 60,7% em agosto de 2018, o que representa uma alta em relação ao patamar observado em julho de 2018 – a segunda alta mensal consecutiva. Entretanto, houve redução em relação a agosto de 2017, quando o indicador alcançou 61,2% do total de famílias. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou em agosto de 2018 na comparação com o mês imediatamente anterior, de 23,7% a 23,8% do total. Contudo, houve queda do percentual de famílias inadimplentes em relação a agosto de 2017, que havia registrado 25,9% do total.

Inflação registra menor taxa para agosto em vinte anos - O IPCA – índice utilizado no regime de metas de inflação – apresentou recuo de 0,09% no mês de agosto, contra +0,33% em julho. Foi a menor taxa para o mês em vinte anos, quando o IPCA registrou queda de 0,51%. No ano, o índice apresentou elevação de 2,85%, abaixo da alta do mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, a inflação acusou incremento de 4,19%, abaixo do resultado registrado nos 12 meses imediatamente anteriores. Apesar da valorização do dólar, a continuidade da fraca atividade vem contribuindo para o bom comportamento da inflação no período.

A Semana Nacional de Crédito: definições - A Semana Nacional de Crédito (SNC) vem sendo preparada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Fórum Permanente das MPEs desde maio deste ano. Através das reuniões, os participantes esperam colher números superlativos em relação aos do ano passado. Para se ter ideia dos acontecimentos, no ano passado, a SNC foi planejada, elaborada e executada com pouco mais de dois meses de antecedência e surpreendeu. Desta vez, com a criação do GT e o início da preparação com um semestre antes, espera-se maior maturidade e melhores condições de execução das ações.

Download

  • Sumário Econômico - Nº 1544 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.